Feira de Flores

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

COMO FAZER BONSAI-com vídeo

Embora a arte bonsai seja milenar, o registro oficial só foi possível nos últimos 800 anos.

a_004

MINI BONSAI DE ROMÃ

Atribui-se a origem da arte Bonsai, aos mosteiros budistas. Como a tradição budista obrigava os monges a não permanecerem muito tempo num mesmo local, quando partiam, levavam uma recordação daquele local onde faziam suas meditações, reproduzindo em miniatura a árvore e a paisagem que a cercava, algo como uma “fotografia viva”, um BONSAI.

Confirmando essa origem budista, temos que a primeira regra para se iniciar na arte bonsai é procurar se harmonizar com a natureza. O ponto fundamental é observar a própria respiração. Concentra-se nela para entrar em harmonia consigo mesmo, passando essa harmonia para as plantas bonsai. Faz-se isso, até o ponto de voce e a planta se tornarem um todo indistinto, uma integração total, onde não há sujeito nem objeto, somente um único ser.

 

O primeiro registro oficial do “bonsai” é japonesa e data da Era Kamakura, período que vai de 1192 ao ano 1333. A tradução literal da palavra “bonsai”, em japonês, é: “plantado numa bandeja”.

A rigor, qualquer planta de caule lenhoso pode ser cultivada como bonsai, deve ter de 15 a 60 centímetros, idade de 8 a 200 anos, produzir folhas, frutos ou flores, como as grandes árvores.

As espécies mais conhecidas de bonsais são: Matsu, Junípero Sargento, Tuia Jacaré, Cerejeira, Pessegueiro, Romã, Salgueiro e Ardísia.

BONSAI_MATSU_50_ANOS_

BONSAI MATSU DE 50 ANOS

Existem 13 estilos básicos de Bonsai, dentro das seguintes variações:
a) de um único tronco;
b) os de mais de um tronco, que brotam da mesma raiz;
c) os com troncos múltiplos, independente do nº de raiz;
d) os estilos mais livres, tudo que a imaginação permite.

DICAS DE CULTIVO:
Basicamente, para se fazer uma “bonsai” é necessário apenas um pouco de dedicação, eliminando os brotos em excesso, corrigindo os troncos através da amarração do tronco e galhos e replantio anual, misturando 6 partes de terra vermelha com 3 de terra preta e uma parte de folhas secas bem maceradas ou composto orgânico (esterco).

Regra geral, deve-se manter a terra úmida e a planta pode ficar exposta ao sol, o vaso deve ter 1/3 da altura da árvore, com furo de drenagem. Para a maioria das plantas, o replantio deve ser feito até os primeiros 4 anos, entre setembro e maio, as podas também nesta época. Adubar a cada 90 dias misturando em 1 lt. de água uma colher de torta de mamona e uma de farinha de osso e regar normalmente.

Você está aqui: Artigos COMO FAZER BONSAI-com vídeo
Desenvolvido por Fabricando Sites Agencia Web Consultoria Web SEO Hospedagem Informática Advocacia