Florestas, um bem natural que se fez sozinha sem precisar de ajuda do ser humano e é uma fonte de equilíbrio do planeta em muitos sentidos.

A maioria das pessoas nas áreas rurais tropicais — cerca de 800 milhões — vivem em florestas ou bosques vulneráveis ou nas suas proximidades, dependendo intensamente deles para sobreviver. No entanto, o desmatamento de 5% em cada década está continuamente esgotando esta base de recursos, contribuindo com 20% das emissões globais anuais de CO2 e ameaçando seriamente a biodiversidade.

Segundo as pesquisas, apesar da redução nos últimos três anos da taxa de desmatamento, de 20 mil quilômetros quadrados por ano para 10 mil quilômetros quadrados por ano, ainda há muito o que fazer. “Dez mil quilômetros quadrados de destruição de floresta é uma área absolutamente intolerável para a população brasileira.”

Você pode imaginar que é uma contribuição pequena, mas se multiplicar isso por bilhões de pessoas do nosso planeta pode fazer a toda a diferença. Mas é importante entender que a maior parte depende de políticas públicas, como a redução do desmatamento da Amazônia.

Leave a comment